sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Análise: Modern Warfare 3 (Wii)


Campaign

O Call of Duty MW3 já é o oitavo da série, sem contar o Big Red One e Final Fronts, e o clímax de uma guerra moderna fictícia que nos mostra o poder do terrorismo sobre o mundo. Uma influência tão forte que é capaz até de gerar uma Terceira Guerra Mundial.

A trama é boa desde o início. Relaciona grupos terroristas com governos extremista, o alerta constantte dos países ricos contra este tipo de ameaça, a crise gerada quando a ação dos terroristas é muito bem sucedida, colocando em guerra dois países belicosos, e por fim o mundo inteiro.












O modo como é construído a guerrra é bem interessante, muito diferente das duas Grande Guerras anteriores, no qual o motivo eram os velhos desejos imperialistas combinados com um nacionalismo exarcebado. A ação terrosrista desencadeando uma Terceira GG reflete o crescente medo dos países ocidentais pelo terrorismo nesse início de século.

Os novos locais de guerra se mostraram ser bem legais, pela primeira vez colocam cidades europeias famosas, todas com uma ambientação impecável. É como se estivesse andando pelas ruas de Paris ou Berlim sem nem precisar sair de casa.

Talvez o único problema do jogo sejam as mesmíces de FPS e os malditos clichês de ação. O Singleplayer não foge muito do avança e atira, das velhas cenas de fuga perseguição, e nem daquelas de breaching em câmera lenta ou de rappel. A solução seria colocar mais daquelas missões pouco convencionais sem o simples objetivo de sair atirando e atirando até o fim da missão.


Spec Ops

O novo modo Survival é bem divertido e segue o mesmo padrão do modo Zombies de tentar sobreviver o máximo de rounds possível, e o com direito à compra de armas além de algumas coisas especiais. Dessa vez não tem mais aquelas barricadas, mas agora o tempo influência no rendimento de cada round e a dificuldade aumenta por trocar os zumbis por soldados com alguns helicópteros e cachorros misturados. Nele aumentou também o número de mapas: eles são basicamente os mesmos do Multiplayer, porém já é melhor que jogar sempre na mesma Kino Der Toten devido a falta de DLCs no Wii.


Multiplayer

O Multiplayer ficou bom, ele trouxe mudanças suficientes para falar que o jogo não é igual ao MW2, só não o necessário para chamá-lo de revolucionário. A mudança mais notável foram as novas Pointstreaks divididas em 3 categorias diferentes, eles abrem um leque maior de estratégias no jogo e quebram aquela noção de que Killstreaks só servem para papar kills de outros players. A classe de Assault funcionam basicamente igual aos CoDs anteriores, a de Support precisam de mais kills pra liberar as Poinstreaks, mas também a contagem não é perdida quando o jogador morre, e as de Specialist que liberam novas Perks. No resto, trocaram algumas armas por outras, colocaram algumas Equipments, Perks e Game Modes novas.

O modelos das Custom Classes lembram muito das do velho MW2, e as famigeradas Machine-Pistols e Death Streaks continuam gerando a discórdia entre os players. A IW gavia prometido de tirar Martrydom e Final Stand das Deathstreaks, porém tudo não passava de uma mentira.

O novo Multiplayer ajudou um pouco por tirar aquelas malditas One Man Army, Painkiller e Commando, além de tirar um pouco o dano das explosões. Falta ainda um pouco para ficar realmente bom. Para solucionar esses problemas, a empresa responsável pelo jogo precisaria dar mais atenção aos pedidos dos jogadores em geral, já pedimos milhões de vezes para consertar alguns problemas que vinham desde o primeiro Modern Warfare, e até agora nada. Outro exemplo de que a empresa não está muito afim de sabem a opinião de quem joga foram os MW2 e MW3 para PC, tiveram a ideia de fazer um multiplayer hosteado nele como se o PC fosse um console qualquer sem dar atenção aos alertas e críticas dos players.

A Versão para Wii do jogo continua sendo a mais incompletas de todas, novamente tiraram várias killstreaks do jogo, sendo todas elas com algum objeto aéreo para controlar. Isso já se repete desde o Black Ops devido às limitações do console. Uma pena porque não teremos a diversão de acertar alguem com um missil teleguiado ou com um canhao de AC-130. Vai ficar faltando também novos mapas que viriam nas DLCs.

O Modern Warfare 3 para Wii teve alguns problemas iniciais nas duas primeiras semanas do lançamento com o laggshooting (atraso nos disparos devido a falta de hit-detection), mas o problema foi pelo menos parcialmente consertado, pois ainda há alguns players reclamando de problemas para acertar os disparos. Se tiver a mesma competência do Black Ops, o jogo terá boa parte de seus problemas consertados em pelo menos 6 meses. As atualizações no BO já foram bem úteis por consertar problemas com Buggs, Care Packages e Second Chance, e isso também é esperado do MW3.




No total ficou faltando na versão para Wii:
- As missões de Spec Ops, tendo só o modo Surival como extra
- Pointstreaks (antigas Killstreaks): Recon Drone, Predator Missile, Reaper e AC-130
- Cutscenes das missões Prologue e Blood Brothers são simples vídeos
- As game modes Infection e Gun Game estão ausentes para salas private

Avaliação Geral

Gráficos: São ruins. Estão muito longe daqueles apresentados pelas outras versões do jogo, e são os principal motivo de críticas para os jogos de FPS do Wii. A textura, sombra e iluminação são fracas, falta o efeito de Depth of Field no momento em que o jogador usa as Iron Sights da arma, e vários outros problemas que qualquer um percebe. Ainda que esteja longe das outras versões, o MW3 pra Wii tem algumas melhoras significativas nos gráficos: as camuflagens Gold das armas estão com aparência mais metálica e a visualização das balas atravessando pelo mapa está melhor.

Sons: São ruins e não estão com nenhuma mudança significativa. É um pouco difícil de perceber as diferenças, mas após um bom tempo comparando com os jogos das outras versões, tem como perceber que não há diferença sonora em atirar em um campo aberto ou lugares fechados na versão para Wii, além de outros pequenos detalhes.

Jogabilidade: É muito boa e continua dando direito ao uso de WiiMote + Nunchuck e Classic Controller. A customização dos controles também estão muito boas porque usa mesmo modelo usado desde o MWr, com customização de Dead Zones, velocidade de rotação e várias outras coisas para deixar a movimentação muito mais rápida e os disparos mais precisos. Já a customização no Classic Controller também está muito boa, praticamente igual ao modelo usado para as versões de PS3 e XBox360

Online: Está um pouco pior que o do Black Ops. Não tem mais a Combat Record, que dava dados mais detalhados sobre um jogador que as tradicionais Leaderboards, o tempo para encontrar a partida está um pouco lento, principalmente em partidas com objetivos ou quando o jogador está em uma party grande, e continua com muitos hackers atrapalhando a diversão.


Conclusão: O MW3 foi um jogo bem feito e as mudanças mais significativas foram aquelas do próprio jogo, como os novos tipos de Killstreaks e Game Modes. Mais aquelas que para quem nunca jogou MW2 (por não ter esse na versão para Wii) parecem totalmente novas, como as armas secundárias, attachments, equipments, Titles e Callsigns. Se for falar de mudanças para o Nintendo Wii, o jogo não traz nenhuma novidade, mas ao menos permanece com aquelas trazidas pelo Black Ops (Voice chat, Message Text, Ally Request, etc).




Notas:

Gráficos: 7.5
Sons: 7.0
Jogabilidade: 10.0
Online: 8.5
Diversão: 9.0



Nota Final: 8.5

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