
O país mais poderoso do mundo já era poderoso desde a Primeira Guerra,mas com o fim dela teve como produto a destruição da Europa, o fim da hegemonia europeia e sua ascensão como Grande Líder Do Mundo.
Os Estados Unidos se tornaram a maior potência mundial, tinham tudo aquilo que um país podia desejar, grandes extensões de terras (hoje por exemplo eles tem o Brasil, a China...), grande quantidade de matéria-prima barata, indústrias, mão-de-obra barata, estavam longe dos conflitos que estavam acontecendo na Europa, tinham uma produção agrária alta. Mas além disso eles tinham algo fundamental para que seu país expandisse ainda mais: A Marinha. Não é à toa que hoje eles têm os únicos Super-Porta aviões do mundo, ou países da América Latina, África, Ásia, Oriente-Médio sobre o seu domínio.
A crise de 29 ocorreu justamente nesse país, os seus resultados foram

Os Estados Unidos superam a crise de superprodução com o chamado ''New Deal'', essa proposta deixou claro que o Liberalismo não iria fazer com que o mundo funcionasse de forma estável, os Estados Unidos e Europa ficaram praticamente na merd* com ela, foi talvez a maior cirse capitalista que já tivemos até hoje.

Dessa forma os EUA entram na guerra. Sua frota naval vem derrotando os japoneses progressivamente em batalhas famosas no Pacífico como Midway, Guadalcanal, Iwo Jima, Okinawa e por fim as duas bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, acabando de vez com o Japão. Também ao mesmo tempo que atacavam o Japão eles ao mesmo tempo decidiram atacar Hitler com o desembarque das forças aliadas no famoso Dia-D na Normandia.
Com o fim da guerra tivemos a sua vitória sobre o avanço japonês e Alemão, a destruição cruel sobre duas cidades japonesas sem proteção nenhuma, desmilitarização dos japoneses e a divisão da Alemanha entre os vencedores da guerra dando início à chamada Guerra Fria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário