O famoso exército formado por Trotsky com a Revolução Russa protegeu contra as invasões dos brancos ajudado por países europeus contra a revolução bolchevique. Com o sucesso da defesa contra as pressões do inimigo, o Exército Vermelho se mostrou praticamente imortal. Após alguns anos depois essa mesma força seria a grande barreira contra o avanço alemão e na guerra fria iria se consolidar como a maior potência terrestre do planeta.
A liderança desse exército mostrou como um país unificado, a favor da massa trabalhadora e com um grande poder revolucionário seria imbatível caso algum inimigo atacasse contra os interesses da revolução. Nele não havia desculpas, os soldados e comandantes mais fracos eram afastados ou mortos, movimentos contra a revolução seriam oprimidos e as nações burguesas tremeriam diante do exército formado pelo próprio povo russo, agora formado pelos interesses da população de fato, aquela que era a maioria no país.
A URSS não tinha as armas mais sofisticadas ou a melhor tecnologia na área bélica na segunda guerra, mas eles tinham o maior número de soldados do mundo, frabricavam armamentos em geral rápido e aliado a isso um território imenso onde invadir fica difícil principalmente na estação mais fria do ano. Além dessas vantagens eles conseguiram ter também outros fatores que ajudaram também como o melhor tanque na guerra (T-34), talvez o melhor comandante (Zhukov) e as submetralhadoras PPSh-41 e PPS-42.
Na Guerra Fria eles junto com os EUA eram os grandes poderosos da época, ambos disputavam para ver quem tinham o maior número de armas de pequeno porte, tanques, bombas nucleares, e assim vai. Embora muitos digam que os Estados Unidos tenham o melhor exército do mundo hoje e na época da Guerra Fria, o que se pode concluir é que ou eles se esqueceram que marinha não é exército ou que eles tenham confundido exército com forças armadas em geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário