quinta-feira, 6 de maio de 2010

Império Japonês


O Japão vai ser um território feudal durante muito tempo até 1868, quando pressionado pelas potências capitalistas da época ele se tranforma, deixando de ser um país feudal para entrar na sua era capitalista. Essa foi uma grande ruptura no Japão, ele vai deixar de ser aquele velho arquipélago agrário, com uma sociedade muito diferente da ocidental e se transforma de maneira até muito rápida em uma das maiores potências capitalistas e imperiaslistas da época, nela suas cidades crescem, várias indústrias surgem e a sua sociedade e cultura vai sendo mudada com a chegada das nações ocidentais.


Como Lênin já previa, o expansionismo japonês foi como ele esperava, dentro do sistema capitalista a busca crescente por mercados maiores e maior matéria-primas barata fez com que todas as nações imperialistas fossem buscar na África, ou Ásia ou América Latinas aquilo que precisavam para ter um maior acúmulo de capital.

Essa busca fez com que o Japão entrasse em conflito com a China e Rússia para buscar os novos mercados e matéria-prima, por meio de práticas imperialistas o Japão se torna um grande império até a Segunda Guerra.

No entanto, esse expansionismo agressivo dos japoneses deixou a burguesia norte-americana muito preocupada, o capitalismo japonês já estava crescendo cada vez mais, por isso para proteger a burguesia nacional, o governo (que sempre vai estar a favor da classe dominante) decreta o embargo econômico ao Japão. A burguesia norte-americana, sabiamente, sabe que isso fará com que o Japão logo, logo ataque os EUA. Como esperado o ataque a Pearl Harbor acontece em 7 de dezembro de 1941, os EUA usam esse acontecimento para estimular a sua população a ir para a guerra. Os japoneses vêm vencendo a guerra até a Batalha de Midway, depois dessa data os EUA passam a superar os japoneses e até 1945 os japoneses vão perder várias batalhas até que explode as famosas bombas de Hiroshima e Nagasaki, pondo fim à guerra.

Os resultados foram péssimos para o Japão, além deles perderem a guerra e vários de seus soldados, navios, aviões e indústrias, eles também acabam sofrendo uma da maiores crueldades humanas até hoje: A bomba atômica de Hiroshima e Nagasaki.



Nenhum comentário:

Postar um comentário