sábado, 1 de maio de 2010

União Soviética


A Revolução Russa foi um marco importante para a história mundial, nela tivemos a primeira revolução realmente feita de baixo para cima, ou seja, feita pelos oprimidos contra os opressores. Nela o sonho de Marx e Engels se realizou, conseguiram acabar com o Czar, abalaram a burguesia mundial, instauraram a Ditadura do Proletariado, acabaram com a propriedade privada DA BURGUESIA e deixaram as outras nações extremamente preocupadas com isso.

O proletário que antes vivia somente para multiplicar o capital, enquanto a burguesia osciosa aproveitava de sua condição de miséria, quebrou os seus grilhões, fez a Revolução do Proletariado e avisou para as outras nações que os dias de opressão vão terminar.

Coloco a URSS aqui como nação, mas apenas para ficar mais fácil na hora de procurar pelas potências na Segunda Guerra, ela nunca foi uma nação, no governo do proletariado não existe o termo nação, antes de mais nada a Revolução deve ser em escala global, por isso é necessário perder esse sentimento nacionalista e ter uma consciência de classe.

O famoso Exército Vermelho teve uma história gloriosa, ele não teve medo das outras nações que estavam invadindo o seu território, era obrigatório que a revolução se consolidasse na Rússia. Derrotaram as outras nações. Nessa resistência um homem chamado Leon Trotsky ficou famoso ao comandar as tropas de seu exército.

Depois da revolução ter se tornado um sucesso, algo ainda mais importante estava por vir, proteger o proletariado, fortalecer o poder dos Soviets e diminuir o poder do Partido Comunista. Apesar da tentativa, acabou surgindo algumas pessoas que se aproveitaram da revolução e se tornaram burocratas.

Depois da morte de Lênin, Trotsky e Stalin estavam na briga pelo cargo de chefe do PC, Stalin acabou vencendo, Trotsky fora exilado, e depois da crise de 29 e avanço dos movimentos facistas na Europa deixava claro que uma outra guerra estava por vir. A URSS junto com todas outras potências se armaram até os dentes, o antigo tratado de paz feito com a Alemanha fora quebrado. Os nazistas, muito mais preparados, avançaram em direção a Moscou, foi necessário uma resistência muito forte aliada ao rigoroso inverno russo para conter o avanço.





Depois de derrotar os alemães em Stalingrado, os soviéticos deram o contra-ataque, empurraram cada vez mais os Alemães de volta para daonde vieram. Algumas pessoas dizem que o Exército Vermelho era tão poderoso e rápido que avançavam pelo menos 14 Km por dia. Depois de várias batalhas vitoriosas eles finalmente chegam em Berlim e acabam de vez com a Alemanha.
A vitória da URSS sobre a Alemanha deixou claro que eles eram fortes o bastante para combater os EUA, que seu Exército era o mais forte do mundo e a maior potência terrestre do planeta. A guerra trousse milhares de mortos para a URSS, um saldo bem maior que o de judeus mortos nos campo de concentração nazista, terminada a guerra inicia outra: A Guerra Fria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário